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terça-feira, 2 de julho de 2013
A nossa legislação atual só permite a importação de veículos, como carros e motos, que são novos ou que possuam mais de 30 anos desde a data de fabricação. Sob nenhuma outra circunstância, é permitido trazer carros usados para o nosso país.
A nossa legislação atual só permite a importação de veículos, como carros e motos, que são novos ou que possuam mais de 30 anos desde a data de fabricação. Sob nenhuma outra circunstância, é permitido trazer carros usados para o nosso país.
Uma pergunta frequente feita por investidores deste ramo tem sido o preço para importar um carro para o Brasil. A resposta é simples: o custo do próprio veículo, mais cerca de 125% do seu preço de compra devido aos impostos, frete, taxas, etc.
No entanto, atualmente, as pessoas que importam um carro para uso próprio não tem de pagar o IPI, isto de acordo com a recente jurisprudência e decisão da Suprema Corte, portanto, esse custo é reduzido para cerca de 115% do valor do carro, que em quase todos os casos, vale a pena por causa dos preços dos veículos caros, devido aos impostos pesados.
Por exemplo, uma nova marca Toyota Canry XLE, que custa em torno de USD $ 25.900 nos E.U.A, vai custar R$ 100,329.75, aqui no Brasil, ou seja, muito mais barato do que comprando em um revendedor local em que o preço mínimo é nada menos que R$ 138,266.00.
Uma das maiores vantagens é a economia, que neste caso gira em torno de 30%.
As desvantagens são as seguintes: um monte de burocracia, como prazo (cerca de três meses desde a compra até a entrega); emissão de garantia, algumas marcas não oferecem garantia local para carros importados; etc. Entretanto, há várias decisões judiciais já obrigando multinacionais para a garantia dos seus veículos aqui no Brasil, mesmo se for comprado no exterior diretamente pelo proprietário.
Mas uma coisa é certa, com o dólar americano em queda, mais uma vez os preços tendem a se tornar ainda mais atraentes e vantajosos para qualquer tipo de carro e motocicleta a ser importado para o Brasil.
Uma pergunta frequente feita por investidores deste ramo tem sido o preço para importar um carro para o Brasil. A resposta é simples: o custo do próprio veículo, mais cerca de 125% do seu preço de compra devido aos impostos, frete, taxas, etc.
No entanto, atualmente, as pessoas que importam um carro para uso próprio não tem de pagar o IPI, isto de acordo com a recente jurisprudência e decisão da Suprema Corte, portanto, esse custo é reduzido para cerca de 115% do valor do carro, que em quase todos os casos, vale a pena por causa dos preços dos veículos caros, devido aos impostos pesados.
Por exemplo, uma nova marca Toyota Canry XLE, que custa em torno de USD $ 25.900 nos E.U.A, vai custar R$ 100,329.75, aqui no Brasil, ou seja, muito mais barato do que comprando em um revendedor local em que o preço mínimo é nada menos que R$ 138,266.00.
Uma das maiores vantagens é a economia, que neste caso gira em torno de 30%.
As desvantagens são as seguintes: um monte de burocracia, como prazo (cerca de três meses desde a compra até a entrega); emissão de garantia, algumas marcas não oferecem garantia local para carros importados; etc. Entretanto, há várias decisões judiciais já obrigando multinacionais para a garantia dos seus veículos aqui no Brasil, mesmo se for comprado no exterior diretamente pelo proprietário.
Mas uma coisa é certa, com o dólar americano em queda, mais uma vez os preços tendem a se tornar ainda mais atraentes e vantajosos para qualquer tipo de carro e motocicleta a ser importado para o Brasil.
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